Pachnerd

Plágio, como identificar em tempos de ensino Online

Antes de começarmos a falar sobre as ferramentas de identificação, vamos falar sobre o que é plágio e seu significado.

Se formos levar ao pé da letra, o que os dicionários definem como plágio é o ato ou efeito de plagiar. Precisamos ir além do que é definido no dicionário, precisamos realmente compreender seu significado.

Exemplo: você escreveu um artigo e percebeu que, dias depois, ele foi publicado e associado à uma outra pessoa, ou seja, o crédito do seu trabalho foi dado para alguém que não é você.

Isso se caracteriza como plágio e o ato foi cometido por um(a) plagiador(a).

Significado de plágio

Caracteriza-se o plágio como a cópia integral, parcial ou conceitual de uma obra, artigo, sem informar a fonte original ou quando os créditos vão para outra pessoa sem a permissão prévia do autor original.

Ato ou efeito de plagiar; Imitação ou cópia fraudulenta (AURÉLIO, 2012; PRIBERAM, 2012)

Como identificar uma atividade plagiada

Identificar uma cópia nem sempre é uma tarefa fácil. Porém, hoje contamos com diversas ferramentas capazes de lhe auxiliar nesse assunto.

Ferramentas de Identificação de Plágio

Plagiarism combat GRATUITO –  Este software foi desenvolvido em 2005 com o objetivo de apoiar e ajudar os professores e profissionais da educação na tarefa de buscar possíveis fontes de plágio e cópia ilegal de textos. Em nosso entendimento, o plágio pode ser visto como um grave problema e não podemos ignorar as suas consequências.

plagio-patchnerd

Relatório de originalidade – Google Classroom –  Esta funcionalidade está presente dentro do Google Sala de Aula no campo de “atividades”. Este recurso está disponível para as versões “Teacher and Learning” e “Plus”.

Conheça o Google Classroom

Plag.ptGRATUITO Este site oferece um ambiente seguro onde os textos podem ser inseridos, verificados e comparados.  Estes resultados apresentam gráficos e porcentagens sobre a transcrições, com destaque aos riscos dos documentos serem plagiados.

Exit mobile version