Mas, afinal, o que é um Chromebook?
O Chromebook é um computador que executa um sistema operacional chamado Chrome OS. Desenvolvido pelo Google, o Chrome OS representa uma nova abordagem. Existem muitos sistemas operacionais atualmente e até mesmo antes da internet existir, então o Google tentou responder à seguinte pergunta:
Se você repensasse os sistemas operacionais no mundo conectado de hoje, como eles seriam?
Alguns dos fundamentos são: velocidade, simplicidade, segurança e escalonabilidade.
Entretanto, tenha sempre em mente que um Chromebook não roda aplicativos tradicionais de um desktop ou notebook.
Quais as vantagens do Chromebook?
- Até o presente momento, o Chromebook é imune a vírus;
- Sua inicialização é em até 10 segundos;
- Dispensa a instalação de ferramentas de produtividade;
- Portabilidade, devido ao seu tamanho e peso;
- Fácil personalização;
- Acessibilidade;
- Autonomia da bateria entre 10~12hrs;
- Custo inicial entre 50%~60% menos, se comparado aos devices da mesma categoria;
- Armazenamento na nuvem;
- Utilização offline (assim que conectado à internet, ele sincroniza todas as informações).
Utilizando o Chromebook em sua instituição
Docentes
Além de otimizar a experiência de uso, ele melhora a dinâmica de trabalho e produtividade dos professores, facilita o planejamento das aulas e o compartilhamento de informações com a coordenação.
Assim, os professores podem associar abordagens pedagógicas eficientes, como o trabalho em estações e atividades on-line para que os alunos tenham os benefícios de atividades independentes e da exploração guiada.
Com os Chromebooks na sala de aula, os professores têm uma ferramenta que os auxilia e aprimora o aprendizado dos alunos. Dessa forma, o ensino e a aprendizagem podem adotar um modelo centrado e focado no aluno. Com ferramentas como os Chromebooks e os apps nas mãos dos alunos, os professores podem ensiná-los a resolver os problemas que os motivam e assim facilitar o aprendizado.
Equipe de T.I
Os Chromebooks são fáceis de gerenciar do ponto de vista da equipe de T.I. mesmo que a maioria dos professores não tenha contato com admin console do Google Workspace for Education. A implantação dos Chromebooks em sua instituição é feita de forma simplificada e em grande escala. Assim, os administradores têm total poder sobre os devices e podem gerenciar permissões, filtros da Web, definir páginas iniciais e muito mais, tudo através de um console centralizador. Certamente, isso significa menos preocupações, menos falhas e muito menos chamados para o helpdesk.
Alunos
Existem diversos formatos de Chromebooks para as necessidades dos alunos, com flips pequenos, flips grandes e 2 em1. Há também opções de dispositivos com tela touchscreen ou com tecnologia de stylus.
Os apps educativos ganham nova forma quando os alunos têm a flexibilidade das telas touchscreen e stylus. Os alunos de ciências, por exemplo, podem registrar notas no Science Journal, e os aspirantes a produtores de podcast podem gravar e editar histórias em qualquer lugar com o Soundtrap.
Pratique a escrita à mão: os alunos podem usar um stylus para fazer anotações no Keep sem usar (e perder) folhas de papel. No Squid, os alunos podem até mesmo escrever em tipos de “papel” como branco, largo ou quadriculado.